quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Porque eu deveria deletar meu Facebook? Veja aqui alguns motivos interessantes

É a resposta garantida que recebo dos leitores sempre que publico uma história crítica sobre o gigante das mídias sociais ao longo dos últimos anos, principalmente quando se precisa de motivos para como desativar Facebook.

Eu, entretanto, tenho resistido às chamadas para o #DeleteFacebook. Como repórter, seria difícil não acompanhar o que está acontecendo ali. Afinal, é a maior rede social do mundo, com bilhões de usuários ao redor do globo. Há também alguns parentes lá que eu ainda gosto.

Dito isto, também entendo e tenho mais empatia com o sentimento #DeleteFacebook do que nunca. A repulsa que muitos sentem em relação ao Facebook é inigualável entre os grandes titãs da tecnologia.

Mas não é injustificada.


Violações de privacidade de dados, políticas bizarras de anúncios políticos e uma multidão de outras decisões comerciais questionáveis levaram a esta aversão visceral pelo Facebook. 

Sim, outros grandes players da tecnologia - Google, Apple, Twitter e Amazon - todos têm problemas, mas parece que o Facebook está intrinsecamente ligado a suas falhas de uma forma que essas empresas não estão. O YouTube ainda é um lugar para seguir seus criadores de vídeo favoritos apesar dos problemas com seu algoritmo de recomendação; e o Twitter ainda é o lugar para receber suas notícias, apesar de dar um passe para a retórica quebradora de termos do Trump.

Ao contrário do Facebook, no entanto, a utilidade que estas empresas oferecem aos usuários supera a maioria das deficiências e das fraquezas públicas. 

O Facebook, então, parece ser definido por seus problemas - e por uma boa razão também! Quando se trata da rede social, não é um caso isolado de mau tratamento de dados de usuários ou uma única política ruim... é que a empresa tem repetidamente feito o mal uso de dados de usuários. Ela tem tomado continuamente más decisões políticas, e até se omitiu sobre elas quando criticada por especialistas e pelo público em geral. Algumas das questões mais prementes do Facebook têm sido um problema durante a maior parte dos últimos dez anos!

Portanto, quando 2019 chegar ao fim, terminando nossa primeira década inteira com o conglomerado de mídia social fundado por Mark Zuckerberg, aqui estão algumas razões pelas quais você pode querer excluir sua conta no Facebook

O propósito original do Facebook está morto

Antes do Facebook ser uma rede social, era o FaceMash, uma versão do Hot or Not da Ivy League, onde os usuários podiam avaliar os estudantes com base no quão fisicamente atraentes eles eram. Isso mesmo, o primeiro balanço de Zuckerberg em conectar o mundo foi realmente apenas um esforço para reforçar sua popularidade no campus de Harvard e engatar garotas. 

De qualquer forma, Zuckerberg então se empenhou em criar uma rede social centrada no estudante universitário, conhecida como "the facebook", que pouco depois se transformou no Facebook como o conhecemos agora. Quando o Facebook ficou conhecido para o mundo fora da elite, estudantes universitários com dinheiro, seu principal objetivo era como uma plataforma para se conectar com amigos e parentes com os quais você não tinha contato. 

Para colocar seu crescimento em perspectiva, considere que no final de 2004 - o ano da fundação da empresa - ela tinha cerca de 1 milhão de usuários. Hoje, o Facebook conta com uma base de usuários de mais de 2 bilhões em todo o mundo.