sexta-feira, 17 de maio de 2013

Para que serve um andaime?


Todos os elementos de uma construção são importantíssimos para o seu desenvolvimento com segurança, e o andaime é um deles. Além de dar mais segurança aos operários de uma obra – seja de uma casa, um sobrado ou um apartamento –, os andaimes também servem para que a construção seja mais eficiente e, consequentemente, termine mais rápido.

O andaime é uma estrutura provisória montada para sustentar os trabalhadores para executar serviços em lugares que estão uma certa altura, bem acima do chão. Como se fosse uma escada, só que mais funcional e específica para o uso de materiais e uma maior mobilidade para os trabalhadores. Consistem em tubos de aço que passaram por testes de Inspeção de Qualidade, para garantir a máxima segurança das pessoas que irão subir nele. O local a ser instalado também deve estar em boas condições para receber esse tipo de equipamento. É preciso respeitar os limites do material, não o sobrecarregando com excesso de peso e respeitando o seu uso em condições climáticas de frio e chuva, por exemplo.



O aço galvanizado é o material que vem sendo o mais preferido pelos consumidores na hora de montar o seu andaime para sua obra. Eles podem ser construídos a partir de conexões resistentes de tubulações de prancha de metal ou até mesmo de madeira, todos eles presos firmemente por meio de parafusos ou engates resistentes.

Existem vários tipos de andaime, o que vai determinar qual é o ideal para você será o seu tipo de obra e os seus objetivos. O andaime independente – também chamado de gaiola – é composto por mais de duas fileiras de tubos metálicos verticais, conectados por peças modulares ou engates rápidos de conexão. Já o tubular é indicado para instalações em fachadas ou colocações nas paredes e possui uma excelente relação entre custo e benefício. Outra opção é o andaime fachadeiro que permite a circulação dos trabalhadores em vários níveis.

Você também pode escolher os andaimes multidirecional, suspenso motorizado ou tubo equipado. Mas claro, sempre com o máximo de conforto e segurança que você puder oferecer para as pessoas que trabalharão nessa obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário