É preciso ter muito cuidado ao investir em um imóvel que ainda “nem existe”, está apenas no papel. É praticamente isso que você faz quando opta por comprar um imóvel diretamente da planta, antes dele ser construído. Muitas pessoas procuram essa opção por ser muito mais econômica do que comprar uma casa ou um apartamento pronto.
O primeiro pré-requisito para essa prática é que você não precise de um lar imediatamente, pois só receberá a chave do seu imóvel meses depois da compra. É um investimento a longo prazo e você precisa estar preparado para isso. Outro ponto importantíssimo é verificar toda a documentação do projeto, é ele que garantirá que a obra vai terminar e dará a previsão de quando você receberá o seu imóvel do jeito que comprou, meses depois.
A escolha da construtora também é um dos pontos mais importantes. Pesquise bastante, converse com pessoas e escolha a que parecer mais segura e confiável. Prefira empresas que já possuem um certo renome no mercado, assim a sua pesquisa fica mais abrangente e você pode ter mais segurança na sua escolha. Também visite algumas obras em andamento dessa mesma construtora. Procure saber se houveram problemas durante a obra, se foi tudo entregue no prazo e dentro do combinado, por exemplo.
O último passo antes de assinar o contrato é requisitar e verificar toda a documentação da construtora. Se não estiver em dia, ou pior, se eles ainda não tiverem a documentação necessária, não assine nada.
O que faz com que muitas pessoas busquem cada vez mais o serviço de se comprar os seus imóveis diretamente na planta é o grande desconto e a oportunidade de facilidades de pagamentos que as construtoras oferecem aos seus compradores desse jeito. A economia costuma ser de 20% a 30%, em alguns casos podendo chegar a até 50%. É um grande negócio para quem também vai revender imóveis.
Tenha bastante cuidado com fraudes e enganações, muito comum nesse tipo de serviço. Por isso é importante conhecer a construtora, as pessoas que comandam o projeto e manter a documentação sempre em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário